Software de Gestao Escolar – Borah

Sistema de Gestão Escolar para pequenas e grandes escolas, cursos.

A gestão de escolas privadas diante do imprevisível em 2023

Em 2023, com a volta mais intensa das aulas presenciais, algumas políticas e processos destoaram da forma como a escola sempre funcionou e as lideranças tiveram que se adaptar ao novo cenário na administração escolar. Quais foram os ensinamentos daquele período que ainda são válidos hoje? E como se deve considerar essas experiências ao planejar o futuro? Essas são algumas das questões que podem estar atormentando muitos gestores escolares em todo o Brasil. E assim mesmo. Por exemplo, devido ao aumento do uso de tecnologias digitais, muitos líderes tiveram que transformar a dinâmica escolar.

Algumas escolas já implementaram atividades baseadas em tecnologia digital durante a pandemia na sua administração escolar. e esse uso foi estendido para salas de aula remotas e até presenciais, onde foi uma forma de aproximar ainda mais o corpo docente de tais ferramentas. Durante esse tempo, uma das muitas lições que ficaram é que mesmo aqueles profissionais que não tinham nenhum parentesco particular passaram a ver essas ferramentas online com mais alegria. Aqueles que tiveram mais dificuldade em adotar a tecnologia na sala de aula tiveram que aprender a usar as tecnologias. Graças a essa dedicação dos professores, quando retornaram às aulas, já sabiam usar o app com bastante facilidade e intimidade para tornar suas aulas, mesmo as faciais, mais interessantes e dinâmicas.

Ser capaz de pesquisar e encontrar ferramentas digitais para ajudar a melhorar as salas de aula também adiciona perspectiva à sustentabilidade da incorporação de tecnologias digitais em ambientes físicos. Na perspectiva do diretor, esta prática reflete-se no planeamento escolar, que já prevê um maior empenho por parte dos professores na procura e implementação deste tipo de ferramentas.

Hoje, existem várias ferramentas do sistema acadêmico que já estão incluídas no planejamento: desde o uso constante do quadro digital até material de apoio online, bem como produção acadêmica, testes online, opinião online… No sistema acadêmico pode-se usar tudo o que estiver à disposição da instituição em estrutura digital, e assim fazendo parte da rotina educativa no pós-pandemia nas escolas.

No ano letivo não foi apenas para encontrar as melhores formas de implementar tecnologias e ferramentas digitais. Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos gestores e coordenadores, conciliar cuidado e aprendizagem e reestruturar a gestão de pessoas são questões que se destacam.

A necessidade de reorganizar a aprendizagem e os vínculos na escola muitas vezes tem sido considerada como uma velha e ruim recuperação sem diagnosticar as necessidades de aprendizagem, sem priorizar o que é importante entre essas necessidades, sem compromisso real de professores e alunos com esse processo e sem considerar as necessidades de aprendizagem. Não apenas os alunos, mas professores, famílias, gestores e toda a comunidade escolar estão sentindo um cansaço significativo devido ao distanciamento social e aos desafios socioemocionais da continuidade das aulas presenciais. É importante a criação de espaços para os professores ouvirem, participarem e colaborarem, e apoiá-los para que eles possam se ver melhor como apoiadores dos alunos.

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