Software de Gestao Escolar – Borah

Sistema de Gestão Escolar para pequenas e grandes escolas, cursos.

Liderança Escolar em Tempos Turbulentos – Software Gestão Escolar

No início deste ano, COVID19 bateu a porta com firmeza em todos os aspectos da vida cotidiana. Ele interrompeu as viagens internacionais, devastou o crescimento econômico e interrompeu a escolaridade em todo o mundo. Em apenas alguns meses, COVID 19 tornou-se uma ‘guerra mundial’ , criando um ‘caos inegável’ e abalando o próprio tecido da educação. Ele redefiniu o aprendizado como uma atividade remota baseada na tela, limitando a maioria dos alunos ao suporte on-line do professor. De acordo com a UNESCO, 1,6 bilhão de jovens estiveram fora da escola durante esta crise e, “praticamente todas as escolas foram interrompidas” e o ensino foi significativamente reorganizado.

 

Na maioria dos países, levar as crianças de volta à escola tem sido um problema constante e um grande ponto de inflamação para um debate acalorado. As escolas que foram reabertas enfrentaram desafios consideráveis ​​de distanciamento social, limpeza intensiva e a orquestração cuidadosa de todo o movimento ao redor da escola. As escolas que estão prestes a abrir são atraídas pelos holofotes da mídia para saber se é seguro ou sensato fazê-lo. O discurso em torno da reabertura ou, de fato, do fechamento de escolas é tenso, divisivo e amplamente inconclusivo.

Não sabemos, a longo prazo, qual o impacto, efeitos e consequências da abertura de escolas na atual pandemia, mas é claro que a saúde mental dos jovens que se sentem presos ou isolados em casa é um problema muito real e tem potencial para se tornar um problema maior do que o próprio vírus. Nesta época de turbulência, em que soluções rápidas são necessárias em um mundo em rápida mudança, a prioridade deve ser o bem-estar dos líderes, professores, alunos, pais e todas as partes interessadas envolvidas na reabertura da vida escolar.

 

Ainda assim, em muitos aspectos, COVID 19 exacerbou as questões de bem-estar e destacou como a desigualdade na educação afeta profundamente aqueles que têm menos na sociedade. Por exemplo, no Brasil  foi observado que a  pandemia destacou disparidades no acesso a dispositivos digitais e à Internet. Quando as escolas foram fechadas, 15% das famílias no Brasil e 35% das famílias de baixa renda com filhos em idade escolar não tinham conexão de alta velocidade à Internet em casa. No início de abril, quase 2/3 dos líderes em distritos de alta pobreza relataram que a falta de tecnologia básica era um problema “importante”.

Da mesma forma, no Reino Unido, COVID19 revelou uma grande divisão digital com 1,9 milhão de famílias 6 sem acesso à Internet e dezenas de milhões dependendo de serviços pré-pagos para fazer chamadas ou acessar saúde, educação e benefícios online.

Um relatório do Banco Mundial sugere que COVID 19 provavelmente causará o primeiro aumento da pobreza global desde 1998. As estimativas sugerem que COVID 19 levará 49 milhões de pessoas à pobreza extrema em 2020.  O impacto sobre os jovens será imensurável, de longo alcance, devastador e potencialmente irreversível.

Liderança escolar

Para líderes escolares que trabalham nessas circunstâncias exigentes e caóticas, a pressão é implacável, as opções são limitadas, as noites sem dormir são frequentes. As reuniões de equipe, as conversas de café e as conversas de corredor com colegas, que constituíam um dia letivo, acabaram. Todos aqueles momentos informais e importantes em que as relações sociais são construídas e a liderança é exercida simplesmente desapareceram da noite para o dia. Pais, alunos e professores agora existem em um mundo educacional crepuscular, aguardando o retorno do serviço normal ou esperando por algum novo normal que possa oferecer estabilidade, continuidade e segurança. A dura realidade é que nenhum dos dois provavelmente ocorrerá tão cedo.

 

Enquanto isso, os líderes escolares são pegos na posição desfavorável de serem o ponto crítico do sistema. Eles dependem da orientação sobre as respostas, processos, procedimentos e protocolos do COVID-19 acima. Isso pode mudar, quase da noite para o dia, dependendo de como o vírus se desenvolve. Simultaneamente, os líderes escolares estão lidando com situações fluidas e mutáveis ​​da equipe, o que significa que eles têm que fazer muito mais com menos. O distanciamento social de funcionários e alunos significa trabalho extra e pressão extra sobre os funcionários que podem retornar ao trabalho. Cada expectativa de cima ou de baixo exige mais dos líderes escolares, profissional e pessoalmente.

 

Esta é uma tempestade perfeita com respostas de liderança imperfeitas. Como Netolicky 2020  observa: “Em tempos de crise, os líderes devem agir rapidamente e com visão, mas também com consideração cuidadosa das opções, conseqüências e efeitos colaterais das ações tomadas”. Isso é certamente verdade, mas ninguém pode prever quais podem ser as melhores soluções, as melhores ações, os efeitos colaterais de quaisquer ações tomadas nesta crise. Os líderes da escola estão andando na corda bamba sem rede de segurança. Não há precedentes nem guias para escolas líderes em uma pandemia.

 

Obviamente, houve algumas pesquisas iniciais sobre os efeitos e o impacto do COVID 19 em todos os setores da educação. Este trabalho ajudou a estabelecer marcadores úteis e alguns pontos de referência preliminares. O objetivo de capturar as dimensões de um alvo móvel colossal, no entanto, exigirá metodologias de pesquisa muito mais sofisticadas no futuro, se o trabalho for avançar para descobertas mais válidas e generalizáveis ​​(Fetters e Molina-Azorin 2020 ).

 

Apesar da atual falta de pesquisas sobre como os líderes escolares estão respondendo à pandemia, existem alguns insights emergentes sobre a liderança no cenário educacional do COVID19. As sete proposições a seguir são oferecidas para consideração e, possivelmente, no devido tempo, atenção empírica.

 

As práticas de liderança escolar mudaram consideravelmente e talvez irreversivelmente por causa do COVID19. Como resultado da pandemia, a liderança escolar mudou em seu eixo e é improvável que volte ao “normal” tão cedo, ou nunca. A pesquisa destaca que os princípios da boa liderança são constantes, ou seja, ter uma visão clara, desenvolver outras pessoas, gerenciar pessoas, desenvolver capacidades etc. A evidência também aponta para a importância da liderança sensível ao contexto, implicando em uma mudança nas práticas de liderança escolar por causa do COVID19 (Harris 2020 ).

 

A maioria dos programas de preparação e treinamento de liderança escolar anteriores ao COVID19 provavelmente não está em sintonia com os desafios que os líderes escolares enfrentam hoje. Em muitos casos, os programas de preparação e treinamento existentes, juntamente com os modelos de liderança que defendem, exigirão uma revisão radical e uma modificação significativa para permanecerem relevantes para os aspirantes a líderes escolares praticantes. Seria um erro simplesmente reconfigurar ou redefinir o que era relevante antes do COVID19, pois muito desse treinamento e desenvolvimento pode não se adequar mais ao propósito. Serão necessários novos programas que englobem completa e adequadamente as habilidades, práticas e ações de liderança adequadas à situação atual e potencialmente contínua do COVID19.

 

O autocuidado e a consideração devem ser a principal prioridade e a principal preocupação de todos os líderes escolares. Liderar uma escola através das mudanças e desafios que acompanham o COVID19 e após o COVID19 exigirá líderes escolares que coloquem a sua saúde e bem-estar em primeiro lugar, para que possam ajudar os outros. Cada vez mais, os líderes escolares estão administrando as respostas emocionais de outras pessoas a esta crise, incluindo ansiedade, perda de frustração e raiva. Conseqüentemente, o autocuidado deve ser uma prioridade para as escolas líderes em todos os níveis.

 

A frase ‘conectar para aprender, aprender a conectar’ (Harris e Jones 2012 ) descreve a realidade diária de alunos e professores tentando trabalhar juntos nesta pandemia. Conseqüentemente, avançando, os líderes escolares precisarão cada vez mais ser tecnologicamente experientes e bem informados. COVID19 gerou um grande oportunismo comercial com uma pressão para comprar soluções tecnológicas para os problemas contemporâneos. Os líderes escolares precisarão ter discernimento, portanto, sobre os produtos digitais que escolhem e ter cuidado ao encontrar um equilíbrio entre tecnologia e pedagogia em sua escola. Em última análise, a pedagogia é a chave para o aprendizado eficaz e, embora a tecnologia tenha um papel a desempenhar, é a dimensão humana do ensino eficaz que faz a diferença.

 

A gestão de crises e mudanças são agora habilidades essenciais de um líder escolar. Administrar uma escola eficaz em tempos difíceis exigirá mais do que a resolução de problemas de rotina ou o combate a incêndios ocasional. Em vez disso, todos os líderes escolares precisarão estar envolvidos na gestão de crises e mudanças constantes, o que exigirá o apoio e a colaboração de todos os funcionários. A velocidade de mudança nesta pandemia não tem precedentes, portanto, um alto grau de confiança será necessário, como a cola coletiva, para garantir que as questões sejam tratadas coletivamente à medida que surgem.

 

As comunidades são um recurso fundamental para os líderes escolares, pois hospedam uma riqueza de experiência, conhecimento e capacidade local adicionais. Forjar laços mais fortes com grupos de pais / comunidade para apoiar famílias, jovens e crianças é agora uma necessidade para lidar com as muitas questões que COVID19 gerou, particularmente para jovens vulneráveis, marginalizados ou isolados.

 

A liderança distribuída se tornou a resposta padrão da liderança nesta crise atual, exigindo que mais líderes escolares, em todos os níveis, se conectem, compartilhem, aprendam e trabalhem em rede para lidar com os problemas (Azorín, Harris e Jones 2020 ). Por necessidade absoluta, ao invés de design, a liderança escolar eficaz agora está conectada, colaborativa, criativa e responsiva. A maioria dos líderes escolares ficará sem dinheiro devido à miríade de desafios que COVID19 criou para eles, portanto, a liderança distribuída é uma necessidade para sobreviver.

 

Comentário final

Um novo capítulo está sendo escrito sobre liderança escolar em tempos turbulentos que possivelmente ultrapassarão e ofuscarão tudo o que foi escrito antes sobre o assunto. Em uma época diferente, em um contexto diferente, a liderança escolar operou dentro de parâmetros conhecidos, com padrões e ritmos claros para um ano letivo, com prazos e feriados definidos, com linhas claras de responsabilidade e regras que regem a maioria das  escolas. COVID19 mudou tudo isso e imprevisibilidade e incerteza são agora as palavras de ordem de todas essas escolas importantes.

 

Uma nova ordem de liderança emergiu sem padrões de liderança, sem programas de preparação ou desenvolvimento, sem estrutura de inspeção, sem KPIs, sem benchmarks. Não há precedentes, nem pastas, nem projetos para ajudar os líderes escolares no atual redemoinho que é o COVID19, nosso sistema de gestão escolar Borah, certamente poderá te ajudar a concentrar suas forças unicamente nestas novas adaptações e automatizar os processos escolares, Solicite demonstração e Desconto exclusivo.

 

Em tempos tão turbulentos, os líderes escolares não podem emular as práticas de liderança que testemunharam ou desfrutaram em um período de estabilidade, continuidade e relativa calma. Liderar em tempos de ruptura significa ser capaz de navegar por um curso diferente, para criar novos caminhos através da ruptura. Os líderes escolares nesta jornada são definidos por sua determinação, sua esperança e sua crença inabalável de que aconteça o que acontecer, seja qual for o custo, seja qual for a escala do desafio, eles continuarão a fazer tudo ao seu alcance para salvaguardar o aprendizado de todos os jovens .

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