Software de Gestao Escolar – Borah

Sistema de Gestão Escolar para pequenas e grandes escolas, cursos.

Se Reinventando em Epóca de Isolamento Social, desde professores a alunos.

Os professores precisaram  se reinventar sua forma de dar aula e lidar com outras dificuldades, como a tecnologia e, em alguns casos, o convívio familiar durante o expediente.

Tendo em vista que não há uma solução  e sistema comum que se adeque a todas as escolas, e nem solução que atenda a todos os segmentos diferenciados de uma mesma escola, a Nota Técnica sugere a construção, em cada unidade escolar, de um Plano Integrado e Intersetorial Local de ações para o enfrentamento e convívio com a Covid-19, com ações sanitárias e educacionais, em sintonia com o planejamento de instâncias regionais e macrorregionais e respeitando a singularidade local.

“É no momento anterior ao processo de abertura presencial das escolas que os atores locais podem se apropriar dos conceitos de um protocolo sanitário adequado à realidade local para a sua correta implementação. O Plano Integrado Local é uma oportunidade para a implementação da vigilância epidemiológica na escola, conceito novo e necessário. Com ele, é possível organizar na escola a prevenção à transmissão do SARS-CoV-2 e de outros agentes infecciosos.

As estratégias que, se realizadas com a participação efetiva da comunidade escolar, antes da abertura física da escola e antes do retorno de qualquer atividade presencial, trariam benefícios ímpares para toda a comunidade, como:

Reconexão (ações para conectar alunos, famílias, professores e setores como assistência social e programa de saúde na escola);

Acolhimento em saúde emocional e/ou mental da comunidade escolar (essencial e preliminar, garante o equilíbrio emocional e mental da comunidade);

Ambiência da escola (reconstrução do vínculo afetivo do aluno com o espaço da escola, que permite o reconhecimento de pertencimento e de segurança da comunidade com a escola e a prevenção da evasão escolar); Organização do cotidiano escolar (reconfiguração do espaço escolar e do processo de aprendizagem); e criação da Comissão Interna de Saúde e Ambiente (instância de integração comunitária responsável por manter ativa as ações anteriores).

O material sugere que as medidas sejam implementadas de acordo com as recomendações estabelecidas pelas autoridades sanitárias. “Apresentamos a sugestão de que os governos locais possibilitem que cada escola planeje e faça as adaptações necessárias para o retorno seguro das aulas presenciais e híbridas, de acordo com a realidade de cada unidade de ensino. Além disso, é fundamental que cada escola faça uma autoavaliação, com base nas recomendações das autoridades sanitárias e análise dos dados epidemiológicos atuais, para a tomada de decisão em retomar ou não as aulas presenciais”, diz o documento.

“Pesquisadores do campo da filosofia e da sociologia têm comentado que o século XXI está iniciando de fato na crise e nos pós-crise da pandemia de Covid-19.

Desta forma, surge a proposta de reflexão e construção da  ‘Escola Inovagora’, que se inova e se renova agora, a partir da necessidade desse movimento, com a incorporação der um ensino híbrido e tendo os alunos como os reais protagonistas de seu aprendizado e os professores como mediadores desse processo e dessas descobertas”, completa a coordenadora do Programa.

Se Reinventar esta relacionada ao Investimento do uso de estratégias como roteiros de ensino e aplicar presencialmente métodos usados para engajar os alunos durante quarentena são algumas estratégias apontadas por especialistas

Mencionaremos também dicas de como manter a saúde mental em Ano de Covid?

  • Mantenha uma rotina, pois ela ajuda o cérebro a se organizar e ter melhor rendimento;
  • Equilibre prazer com dever;
  • Tenha pensamentos positivos consigo e com os outros;
  • Reconheça e aceite seus limites e possibilidades;
  • Mantenha hábitos alimentares e de sono;
  • Faça atividades físicas dentro de casa (mesmo que seja apenas um alongamento ou dançar na frente do espelho!);
  • Pratique exercícios de respiração e meditação.

Ambas as profissionais indicam, ainda, acompanhamento psicológico. Por causa da quarentena do coronavírus, estão sendo feitos atendimentos on-line, por exemplo.

 

A Borah Sistema de Ensino para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Pré-Vestibular.

Conheça o Sistema de Ensino que mais cresce no país. Acesse agora!

 

 

 

 

fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *