Software de Gestao Escolar – Borah

Sistema de Gestão Escolar para pequenas e grandes escolas, cursos.

Precauções de sala de aula durante COVID-19

À medida que as escolas reabrem, é importante que sejam tomados cuidados dentro e fora da sala de aula para evitar a propagação do COVID-19. Este artigo tem como objetivo apoiar os professores com informações e dicas sobre:

Uma lição importante aprendida durante a pandemia é o importante papel que os professores desempenham para garantir que o aprendizado continue. À medida que as escolas reabrem, muito dependerá dos professores para garantir que as crianças possam continuar a sua educação num ambiente seguro e saudável; e compensar conhecimentos e habilidades que possam ter sido perdidos.

Como professor, conhecer os fatos não só protegerá você, mas também seus alunos. Esteja ciente de informações falsas e mitos perigosos sobre a circulação de COVID-19 que alimentam o medo e o estigma.

Alguns de seus alunos podem estar voltando para a escola de famílias onde ouviram informações falsas sobre o COVID-19. Você precisará educá-los sobre os fatos.

Compreender o COVID-19, como ele se espalha e como podemos proteger a nós mesmos e aos outros é um primeiro passo importante no estabelecimento de procedimentos e protocolos de sala de aula. Os alunos precisam entender o que é para seguir as regras. Ouça suas preocupações e idéias e responda suas perguntas de maneira adequada à idade. Discuta as diferentes reações que eles podem sentir e explique que essas são reações normais a uma situação anormal.

Certifique-se de usar informações sobre COVID-19 de fontes confiáveis, como UNICEF e OMS, bem como as autoridades de saúde em seu país. Ao nos mantermos informados sobre a situação e seguindo as recomendações de especialistas em saúde pública, podemos proteger nosso próprio bem-estar e aqueles ao nosso redor.

Distanciamento físico nas escolas

Quando se trata de distanciamento físico, é importante que você estabeleça algumas regras básicas de sala de aula de acordo com os procedimentos estabelecidos pela administração da sua escola, bem como os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde do seu país e / ou órgãos e autoridades de saúde locais. As medidas recomendadas incluem:

  • Mantenha uma distância de pelo menos 1 metro entre todos os presentes na escola
  • Aumentar o espaçamento das mesas (pelo menos 1 metro entre as mesas), escalonar recessos / intervalos e intervalos para o almoço (se for difícil, uma alternativa é almoçar em mesas)
  • Limite a mistura de classes para atividades escolares e extracurriculares. Por exemplo, os alunos em uma classe ficarão em uma sala de aula durante todo o dia, enquanto os professores se movem entre as salas; ou as classes podem usar entradas diferentes, se disponíveis, ou estabelecer uma ordem para cada classe entrar e sair do prédio / sala de aula
  • Alterne o dia escolar para variar os horários de início e término e evite ter todos os alunos e professores juntos ao mesmo tempo
  • Considere aumentar o número de professores, se possível, para permitir menos alunos por sala de aula (se houver espaço disponível)
  • Aconselhe contra aglomeração durante a coleta na escola ou creche e, se possível, evite ir buscar a família mais velha ou membros da comunidade (por exemplo, avós). Organize os horários de coleta / entrega na escola de maneira diferente (de acordo com a faixa etária) para diminuir qualquer grande concentração de crianças em um determinado horário
  • Use sinais, marcações no solo, fita, barreiras e outros meios para manter 1 metro de distância nas filas em torno das entradas
  • Discuta como gerenciar aulas de educação física e esportes
  • Mova as aulas para fora ou ventile as salas o máximo possível
  • Incentive os alunos a não se reunirem e se socializarem em grandes grupos ao sair da escola.

Façam : Para incentivar seus alunos a seguir as regras, pode ser útil criar uma lista do que fazer e não fazer com eles. Elabore uma lista em torno de como os alunos se cumprimentarão; como as mesas serão organizadas; medidas de distanciamento físico durante os intervalos de almoço (com quem eles vão sentar, brincar durante os intervalos, como eles podem agendar tempo com todos os seus amigos durante a semana).

Saúde e higiene das mãos

Os professores têm um papel crítico a desempenhar para garantir que os alunos compreendam os cuidados que devem tomar para se protegerem e aos outros contra o COVID-19, e é importante que você dê o exemplo em sala de aula.

Lavar as mãos é uma das formas mais fáceis, econômicas e eficazes de combater a propagação de germes e de manter os alunos e funcionários saudáveis.

Ensine as cinco etapas para lavar as mãos

  1. Molhe as mãos com água corrente segura
  2. Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos molhadas
  3. Esfregue todas as superfícies das mãos – incluindo as costas das mãos, entre os dedos e sob as unhas – por pelo menos 20 segundos. Você pode incentivar os alunos a cantar uma música rápida neste momento para torná-la um hábito divertido
  4. Enxaguar abundantemente com água corrente
  5. Seque as mãos com um pano limpo ou toalha descartável.

Se houver acesso limitado a uma pia, água corrente ou sabonete na escola, use um desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 60% de álcool.

Você sabia? Água fria e água morna são igualmente eficazes para matar germes e vírus – desde que você use sabão!

Incentive os alunos a praticar a lavagem regular das mãos e / ou a aplicação de desinfetantes para as mãos em momentos importantes, como entrar e sair da sala de aula; tocando superfícies, materiais de aprendizagem, livros e depois de usar um lenço para assoar o nariz.

Os alunos devem sempre tossir e / ou espirrar no cotovelo. No entanto, se por acidente eles fizerem isso nas mãos, instrua-os a lavar imediatamente as mãos ou aplicar desinfetante para as mãos. Se os alunos espirrarem ou tossirem em um lenço de papel, certifique-se de que o material seja descartado imediatamente e que eles lavem as mãos. É extremamente importante normalizar a ideia da lavagem frequente e rotineira das mãos.

Mesmo com as mãos limpas, incentive os alunos a evitarem tocar nos olhos, nariz e boca. Os germes podem ser transferidos dessas áreas para as mãos limpas e se espalhar pela sala de aula dessa forma.

Reforce a lavagem frequente das mãos e o saneamento e adquira os suprimentos necessários. Prepare e mantenha estações de lavagem das mãos com água e sabão e, se possível, coloque desinfetantes à base de álcool em cada sala de aula, nas entradas e saídas e perto de refeitórios e banheiros.

Façam : Identifique alguns passos / atividades práticas que você pode realizar para demonstrar boas práticas de higiene aos seus alunos. Exemplos incluem:

  • Criar uma música para a higiene das mãos para cantar com seus alunos
  • Peça aos alunos que desenhem pôsteres de higiene para a sala de aula
  • Defina um ritual de higiene das mãos. Você pode selecionar um horário específico durante o dia, como antes / depois do almoço, para que todos lavem as mãos / apliquem desinfetante para as mãos
  • Demonstrar fisicamente como lavar as mãos e aplicar desinfetante
  • Mantenha um sistema de pontos em sua sala de aula, dando pontos aos alunos cada vez que eles lavam as mãos ou aplicam desinfetante
  • Peça aos alunos que criem um anúncio de serviço público sobre a higiene das mãos e coloquem esses cartazes / anúncios em toda a sala de aula ou escola em locais bem visíveis

Uso de máscara em escolas : Se o uso de máscaras de tecido for recomendado em sua escola, certifique-se de que seus alunos estejam familiarizados com quando devem usar máscaras e quaisquer políticas escolares relacionadas, como descartar máscaras usadas com segurança para evitar o risco de máscaras contaminadas em salas de aula e playgrounds.

Todos os esforços devem ser feitos para garantir que o uso de máscara não interfira no aprendizado. A nenhuma criança deve ser negado o acesso à educação devido ao uso de máscara ou à falta de máscara devido a poucos recursos ou indisponibilidade.

Se você tiver alunos com deficiências, como perda de audição ou problemas auditivos em sua classe, considere como essas crianças podem perder oportunidades de aprendizado por causa do sinal de fala degradado decorrente do uso de máscara, a eliminação de leitura labial e expressões do locutor e distanciamento físico. Máscaras adaptadas para permitir a aplicação de lábios (por exemplo, máscaras transparentes) ou o uso de protetores faciais podem ser explorados como uma alternativa às máscaras de tecido.

Limpeza e desinfecção

Informações sobre como manter a limpeza e higienização de sua sala de aula.

Limpeza e desinfecção diária de superfícies e objetos que são tocados com frequência, como mesas, balcões, maçanetas, teclados de computador, itens de aprendizagem prática, torneiras, telefones e brinquedos.

Limpe imediatamente as superfícies e objetos visivelmente sujos. Se as superfícies ou objetos estiverem sujos com fluidos corporais ou sangue, use luvas e outras precauções padrão para evitar o contato com o fluido. Remova o derramamento, limpe e desinfete a superfície.
Dicas para funcionários que usam materiais de limpeza

  • Certifique-se de compreender todos os rótulos de instruções e entender o uso seguro e apropriado
  • Siga as instruções nas etiquetas
  • Produtos de limpeza e desinfetantes geralmente exigem o uso de luvas ou proteção para os olhos. Por exemplo, luvas devem ser sempre usadas para proteger suas mãos ao trabalhar com soluções de água sanitária
  • Não misture produtos de limpeza e desinfetantes, a menos que os rótulos indiquem que é seguro fazer isso. A combinação de certos produtos (como alvejante e produtos de limpeza de amônia) pode resultar em ferimentos graves ou morte
  • Soluções diluídas de alvejante doméstico também podem ser usadas, se apropriado para a superfície
  • Verifique o rótulo para ver se o alvejante se destina a desinfecção e tem uma concentração de hipoclorito de sódio de 0,5%. Certifique-se de que o produto não tenha expirado. Alguns alvejantes, como aqueles projetados para uso seguro em roupas coloridas ou para branqueamento, podem não ser adequados para desinfecção
  • A lixívia doméstica será eficaz contra os coronavírus quando devidamente diluída
  • Siga as instruções do fabricante para aplicação e ventilação adequada. Nunca misture água sanitária com amônia ou qualquer outro limpador
  • Deixe a solução na superfície por pelo menos 1 minuto.

Façam :

  • Pense em algumas ideias e regras divertidas e criativas com seus alunos para evitar áreas de alto risco e alto risco em sua escola / sala de aula. Por exemplo, não tocar no corrimão ao subir e descer as escadas ou manter as portas da sala de aula abertas para evitar tocar nas maçanetas
  • Elabore algumas regras em grupo e anote-as em um flipchart que você pode pendurar mais tarde na sala de aula
  • Crie lembretes / pôsteres divertidos que podem ser pendurados nos corredores para lembrar os outros de seguirem as regras de saneamento.

Ações a serem tomadas se um de seus alunos parecer estar doente

Identificando sintomas de COVID-19

Os sintomas mais comuns são febre, tosse e cansaço. Outros sintomas podem incluir falta de ar, dor ou pressão no peito, dores musculares ou no corpo, dor de cabeça, perda de paladar ou cheiro, confusão, dor de garganta, congestão ou nariz escorrendo, diarreia, náuseas e vômitos, dor abdominal e erupções cutâneas.
Preparativos escolares e o que fazer se um dos seus alunos apresentar algum dos sintomas

  • Designe uma área específica da escola (ou seja, perto da entrada) como sala de espera onde as crianças podem esperar. Idealmente, esta sala deve ser bem ventilada. Se houver enfermeiras escolares disponíveis, recomenda-se que sejam funcionários designados nesta área de espera. Se os alunos se sentirem mal e / ou apresentarem sintomas de COVID-19, eles devem aguardar na sala designada para serem buscados por seus pais / responsáveis. Em seguida, a sala deve ser limpa, desinfetada e higienizada
  • Forneça ao aluno doente uma máscara médica, se disponível
  • Considere triagem diária para temperatura corporal e histórico de febre ou sensação de febre nas 24 horas anteriores, ao entrar no prédio para todos os funcionários, alunos e visitantes para identificar pessoas que estão doentes
  • Garantir um procedimento para separar os alunos e funcionários doentes daqueles que estão bem – sem criar estigma – e um processo para informar os pais e consultar os prestadores de cuidados de saúde / autoridades de saúde sempre que possível
  • Os alunos / funcionários podem precisar ser encaminhados diretamente para uma unidade de saúde, dependendo da situação / contexto, ou enviados para casa
  • Incentive todos os alunos a ficarem em casa e se isolarem caso se sintam mal
  • Desenvolva um padrão de operação se a triagem de temperatura for necessária
  • Compartilhe os procedimentos com os pais e alunos com antecedência.

Há vários relatos de crianças que adquirem uma condição inflamatória multissistêmica, que está possivelmente relacionada ao COVID-19. Se você notar qualquer erupção na pele, hipertensão ou problemas gastrointestinais agudos em seus alunos, isso pode ser uma indicação de que eles estão enfrentando a síndrome inflamatória multissistêmica e devem procurar atendimento médico imediatamente.
 

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