Gestão administrativa e acadêmica completas e de acordo com a legislação do setor Educacional
Vamos abordar pontos importantes sobre a gestão educacional e você entenderá o que é administração educacional, como ela se relaciona com a administração escolar e como ela é aplicada no ensino superior. O desafio das instituições de ensino é criar processos e rotinas administrativas bem definidos que potencializem melhores resultados. Para tanto, é importante conhecer os procedimentos básicos exigidos por lei e as práticas de gestão, que elevam a qualidade do ensino e criam valor para a instituição de ensino.
A administração educacional é baseada em uma organização dividida em três sistemas educacionais: federal, estadual e municipal. Cada uma dessas áreas tem suas próprias funções e responsabilidades.
Esses três sistemas funcionam juntos, mas cada um tem suas próprias prioridades:
Federal: responsável pela organização de todo o setor educacional e pela regulamentação do ensino superior.
Estados: onde se prioriza o ensino médio e coopera com os municípios na oferta da educação básica.
Municípios: são responsáveis pela educação infantil e ensino fundamental.
As principais leis que regem a educação e a administração educacional no Brasil são a própria Constituição Federal, bem como a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (LDB). Para ambos, a educação é garantida a todos os cidadãos brasileiros; é responsabilidade do Estado, que é promovida e incentivada pela cooperação da sociedade. A administração educacional segue as instruções e diretrizes da LDB, que definem as atribuições e responsabilidades das instituições educacionais na forma de lei. O objetivo dessas diretrizes é fornecer educação mais padronizada e de alta qualidade em todo o país, seguindo o exemplo dos países desenvolvidos. A LDB oferece ensino gratuito às instituições privadas de ensino, desde que atendam às seguintes condições: observância das normas gerais da educação nacional e do correspondente sistema de ensino; licença comercial e avaliação de qualidade do governo; capacidade de autofinanciamento, ressalvadas as condições definidas no art. 213 da Constituição Federal.
A LDB. também dispõe sobre as obrigações das instituições de ensino, públicas ou privadas, na execução da gestão educacional.
Veja abaixo as principais atribuições listadas na LDB:
Elaboração e implementação de uma proposta pedagógica;
Ajuda fornecendo recursos para ajudar na recuperação de alunos que se encontra com um baixo desempenho;
Gerencia seu pessoal assim como os recursos financeiros e materiais;
Falar às famílias e à comunidade;
Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horários de aula especificados;
Comunicar aos pais e responsáveis sobre a assiduidade e resultados dos trabalhos dos alunos e o cumprimento da sua proposta pedagógica. A LDB também oferece flexibilidade nas formas organizacionais, ou seja, na administração escolar de cada instituição.
Se a administração educacional consiste em diretrizes nacionais para atividades e empresas que são voltadas para a educação, a gestão escolar corresponde à forma e metodologia de gestão da instituição educacional.
A administração educacional é, portanto, entendida como as iniciativas dos sistemas educacionais. A administração escolar, por outro lado, trata da autonomia das instituições de ensino para cuidar das atividades que lhe são responsáveis.